No campo da metodologia, encontramos dois tipos diferenciados de pesquisas, cada uma com uma respectiva função, sendo utilizada em determinado caso, situação, para determinada finalidade.
O primeiro tipo se trata das pesquisas Qualitativas. Como o próprio nome sugere, ela trabalha sobre o fator da qualidade; a qualidade do entrevistado, informante, do questionamento.
Neste tipo de pesquisa, podemos encontrar duas vertentes. As não estruturadas, ou seja, questões abertas. Neste tipo de pesquisa qualitativa, existe o núcleo da pesquisa, o objeto central, a questão central, porem, as perguntas não estão totalmente prontas, elas são formuladas na dinâmica do debate, da entrevista. O outro núcleo trata-se das pesquisas qualitativas semi-abertas, semi-estruturadas, onde encontramos um roteiro de pesquisa, perguntas.
O segundo tipo de pesquisas trata-se das Quantitativas. Como, novamente o nome sugere, esta trata da quantidade. Diferentemente das Qualitativas, esta possui a linearidade. Trabalha principalmente com as estatísticas, os porcentuais. Ela é um tipo de pesquisa fechado, com perguntas, questões formuladas, onde as respostas não são dissertativas, mas limitadas a alternativas. A partir dos dados das pesquisas quantitativas, pode-se analisar o cenário pesquisados por seus números, gráficos, equações e, assim, com este tipo de visão planificada, poder tomar decisões com certo embasamento. Claro que, a eficácia e eficiência deste tipo de pesquisa depende, diretamente, da qualidade, objetividade de suas perguntas. Enquanto nas qualitativas, a escolha do entrevistado ideal, a forma de abordagem e a dinâmica exercem uma influência.
Estas são as definições, utilidades e diferenças encontradas entre pesquisas quantitativas e qualitativas.